Lista de terapeutas e locais com preparo para atender pessoas bi e monodissidentes em geral

Infelizmente, muitas vezes pessoas monodissidentes (que tem atração por mais de um gênero, sejam elas bissexuais, pansexuais, sem rótulos, etc) enfrentam problemas ao buscar atendimento psicológico. Não é incomum que profissionais tratem a atração por mais de um gênero como sinônimo de transtorno ou até mesmo neguem a existência da bissexualidade ou tentem convencer pacientes de que na verdade são hetero ou homossexuais.

Pensando nisso, o Bi-Sides criou essa lista, a partir das indicações de pessoas monodissidentes, e de profissionais que acreditam ter preparo para lidar com esse público. Seja profissionais que atendem em consultório, serviços do SUS ou em projetos como projetos de extensão de universidade.

Pretendemos sempre atualizá-la, então se você trabalha na área (inclusive no SUS) ou tem alguém para indicar, por favor nos envie pelo e-mail coletivobisides@gmail.com ou pela nossa página: https://www.facebook.com/bisides/, de preferência com as seguintes informações:

-Nome:
– Telefone:
– Endereço:
– É gratuito/quanto cobra/tem preço simbólico/faz atendimento voluntário?
– Atende convênio? Quais?
– O/a profissional tem alguma especialidade?

– Breve apresentação. Se você é cliente, por que recomenda essa pessoa? Se é profissional, por que sente que tem preparo para atender pessoas bi?

Antes da lista, se liga em algumas informações importantes.

PROJETO DE RODAS DE CONVERSA DE VALIDAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS BISSEXUAIS

O Bi-Sides está com um projeto em São Paulo de rodas de validação de experiências bissexuais, a ser realizadas a cada 15 dias, trabalhando com o crochê como arteterapia e facilitador de encontros nos quais pessoas bissexuais e monodissidentes em geral possam trocar experiências e apoio. Pra saber onde elas vão acontecer, acompanhe a página do Facebook: https://www.facebook.com/bisides/

                                                 INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL NO SUS

O atendimento de saúde mental no SUS é feito nos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial. Os CAPS funcionam em regime de “porta aberta”, ou seja, é possível chegar e pedir atendimento, sem precisar da indicação de outro médico.

Como saber onde ficam os CAPS na sua cidade: normalmente o site do Município tem essas informações. O formato pra todo site é www.nomedacidade.sigladoestado.gov.br Por exemplo: o site de Recife é www.recife.pe.gov.br 

Se o site não tiver a lista de CAPS vai ter os contatos da Secretaria de Saúde, onde você pode perguntar. Qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) é obrigada a indicar em qual unidade você pode buscar atendimento.

CAPS tem equipes multidisciplinares com psiquiatras, neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. No CAPS é elaborado um projeto terapêutico individual, de acordo com as necessidades da pessoa e o contexto no qual ela vive.

Além de terapia e medicamentos psiquiátricos, eles  oferecem visita domiciliar e atendimento à família do paciente.

Tipos de CAPS

CAPS I e II: Atendem crianças, adolescentes e adultos.

Caps i II: Atende crianças e adolescentes, principalmente  portadores de transtornos mentais graves. Eventualmente atende também pacientes com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

CAPS III: Funcionam 24 horas. Tem capacidade para repouso e observação durante a noite, além de internação por no máximo 07 dias. 

CAPS ad II e ad III: Atendem pacientes com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Os ad III funcionam 24 horas. Se você mora em uma capital, provavelmente ela tem um CAPS ad III. 

     TERAPEUTAS E LOCAIS COM PREPARO PARA ATENDER PESSOAS BI E MONODISSIDENTES

BAHIA 

Itabuna 

Carolina Biondi 

Telefone: (73) 99144-4055

Endereço: Av. Cinquentenário, 144, 1º andar, 1ª sala. Centro.

O valor varia de acordo com o caso, pois na psicanálise, entende-se que a relação do sujeito com o dinheiro é sempre libidinal, e por isso o analista precisa conversar com o paciente antes de acordar o valor.

Breve apresentação: Carolina é uma mulher bissexual. Ela entende e estuda as questões de gênero e sexualidade, e tem profunda empatia por pessoas LGBT. Eu a conheci no mestrado, e ela é uma profissional brilhante e muito experiente. Ela certamente tem preparo para atender pessoais bi – tanta por estudo quanto por vivência pessoal.

RIO DE JANEIRO

Copacabana

Natasha de Rose

Telefone: 21 987600303 (whatsapp)

Endereço: Av nossa senhora de copacabana, nº 583, sala 907

Atende de segunda a sexta entre 10:00 e 19:00

Tem o projeto Mente Sã, que propõe atender um grupo especifico de minorias com um custo reduzido a ser definido na triagem. A triagem é a primeira consulta, que não é cobrada, com o objetivo de entender a demanda da pessoa e fazer com que a pessoa atendida entenda o trabalho. Após essa conversa, discute-se a questão financeira.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/pmentesa/

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCutHHSSVyScamP6FTE51_QQ Fala sobre amor livre, relacionamentos, empoderamento, etc

MINAS GERAIS

Ipatinga 

Camila Rodrigues Silva

Telefone: 31 99273-9852

Endereço: Av. Alberto Geovanini, Bethânia

Está providenciando o atendimento a convênios.

Breve apresentação: Recomendação do Coletivo BIL de Mulheres Bissexuais e Lésbicas. “Camila coordena o GT Gênero e Diversidade do Vale do Aço. É uma parceira nossa que recomendamos. Já fizemos muitas atividades em conjunto. Já fizemos até ações contra a patologização da identidade bissexual na Psicologia juntas.”

Ouro Preto 

Marana Duarte

Telefone: 31 93047863

Endereço: Clicina Sim, Av. Juscelino Kubitscheck, 48 B, bauxita, ouro preto – MG

Preço reduzido para estudantes da UFOP.

Breve apresentação:

“Tenho experiencia por ser trans, bissexual e poliamoroso. Ela é um amor de pessoa, incrível mesmo.”

Belo Horizonte

Stela Zulato

Telefone: 31 982685664

Endereço: Alameda das Princesas, 756, sala 315, São Luiz/Pampulha e Rua Penafiel, 97/02, Anchieta

Gratuidades/preço simbólico: As sessões, dependendo do caso e da indicação terapêutica, tem valores acessíveis.

Atende convênios Usisaúde e Cnen.

Breve apresentação:

“Ela é muito cabeça aberta pra lidar com pais abusivos, porque tem mto profissional que acha q isso não existe.”

RIO GRANDE DO SUL

Nova Prata

Bruna Néri

Telefone: 54 99123-1069

Breve apresentação:

“Eu fiquei três meses me consultando com ela antes de me assumir dentro do consultório, e quando me assumi pra ela, não houve nenhum tipo de cerceamento da minha sexualidade e nem mesmo do meu ativismo. Falamos bastante sobre questões de sexualidade, do meu ativismo, de como eu posso conseguir ajudar outras pessoas LGBTQ+ da cidade. Tenho uma amiga lésbica que estava sofrendo LGBTfobia num outro psiquiatra, e já tendo essa abertura, recomendei minha psicóloga e foi uma das melhores coisas pra essa minha amiga.

A Bruna escuta bastante e sempre deixa a gente falar sobre as nossas questões, sejam quais forem. Não me sinto desconfortável de falar sobre qualquer coisa com ela, e vejo que ela presta bastante atenção na saúde mental de quem ela atende.

Sendo uma cidade muito pequena, as pessoas LGBTQ+ são bem ignoradas, mas ela entendeu diversas vezes alguns dos meus problemas que me afetavam especificamente por ser bissexual”

SÃO PAULO 

Butantã

CAPS Adulto Butantã- Centro de Atendimento Psicossocial Adulto (Serviço do SUS)

Telefone: (11) 3727-1819

Endereço: R. Oscár Pinheiro Coelho, 287 – Butantã

Gratuito (SUS)

Breve apresentação: “ Eu fui lá há uns meses. Eu estava numa crise muito estranha, pensamentos suicidas e tal! Eu só cheguei lá. Sem encaminhamento mesmo. Eles preencheram uma ficha e fui atendida na hora! Eles tem uma psicóloga de plantão que faz uma avaliação inicial e daí a partir disso ela dá os segmentos.

A psicóloga lá me atendeu e me avaliou, só que me encaminhou para consultar com psicológos e psiquiatras externos porque lá é destinado a pacientes em “situações manicomiais”, tipo é um órgão criado para pacientes que estariam em manicômios mas com a luta antimanicomial tem acompanhamento nas Caps. De qualquer forma achei muito útil porque eles souberam me encaminhar e para mim foi um ponto de partida para eu me tratar. Quanto a bissexualidade eu senti muita naturalidade por parte da psicóloga, em momento algum notei alguma forma de preconceitos ou de julgamentos!”

Grajaú

Elânia Francisca

Telefone: 11 98983-3750

Endereço: Clínica Afeto, Rua Vicente do Rego Monteiro, 182 – Pq. Grajaú

Valores acessíveis

Especialização em Gênero e Sexualidade. Mestranda em Educação Sexual. Experiência no atendimento a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violências (sexual, física, psicológica, patrimonial). Atendimentos individuais e grupais.

Breve apresentação: “A Elânia integra o Núcleo de Sexualidade e Gênero do CRP e faz parte do grupo de mulheres que vem se organizando em encontros de Psicólogas Negras Periféricas. A conheci em um debate sobre bissexualidade e saúde mental, e fiquei encantada.”

    Santana 

João Octávio Faria e Godoy

Telefone: 11 99220-1542

Endereço: Rua Dr César, 57, sala 1, Santana

Gratuidades/preço simbólico : Está aberto a conversar sobre preço

Experiência na área de transtornos mentais graves e persistentes.

Mais informações em www.joaogodoy.com.br

Vila Andrade

Priscila Sartorelli Fernandes Pontes

Telefone: 11  41118854/ 11 981150187

Endereço: Rua Aureliano Guimarães, 172 sala 104 – Vila Andrade – São Paulo/S.P

Gratuidades/preço simbólico: Possui três vagas sociais.

“Possuo pós graduação em Educação, trabalhei cinco anos em CAPSAD e estou há dois anos em CREAS, onde atendo pessoas em situação de violação de direitos e também as medidas socioeducativas. Possuo experiência em trabalho em Casa Abrigo e em ONGs. No consultório possuo muita experiência no atendimento de crianças, adolescentes e adultos que sofreram/sofrem violência, uso de substâncias psicoativas, tentativas/ideações suicidas e problemas escolares. Eu também realizo Orientação Vocacional. Sou bissexual e possuo experiência no atendimento do nosso público.”

Campinas

 Leandro Medeiros

Telefone: 19 8822-2721 (whatsapp) e 19 982786532

Endereço: Rua Francisco Otaviano, 798, Guanabara, Campinas

Gratuidades/preço simbólico:  Preço popular. Valores menores podem ser negociados.

Especialização em andamento: Psicologia Humanista com Abordagem Centrada na Pessoa

Breve apresentação:

Da pessoa que indicou: “Ele fez o estágio dele no Centro de Referência LGBT daqui e o TCC dele foi sobre despatologizaçao da identidade trans. Ele tem um preço muito bom também. Ele trata a minha namorada (que é trans) e é demais”

Do profissional: “Psicólogo que atua na área clínica com crianças, adolescentes, adultos e ao público LGBT em geral”

Barueri

Patrícia Menk

Telefone: (11) 98271-9242

Endereço: Alameda Rio Negro, 500, Barueri

Gratuidades/preço simbólico:  Faz preço popular

Breve apresentação:

“Sou Psicóloga e Pedagoga.

Ofereço psicoterapia a adultos, adolescentes e crianças.

Especialista em Orientação Familiar, Psicoterapia, Acompanhamento Terapêutico de pessoas com TEA e outros transtornos de desenvolvimento”

Página no Facebook: https://www.facebook.com/patriciamenkpsicologa/

Vale do Paraíba e Litoral Norte

Bruna Lavinas Jardim Falleiros

Telefone da subsede do CRP  do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que ela coordena: (12) 3631-1315.

Breve apresentação:

“É ativista feminista, não me lembro se é bi ou lésbica. Já participei de conferências e mesa redonda com ela e gosto muito dos seus posicionamentos (a única que fala sobre bifobia em um evento acadêmico que participo).

Infelizmente nessas situações não consegui conversar particularmente com ela, saber se ainda está atendendo ou atuando somente no CRP.”

      Vila Prudente (divisa com  São Caetano)

Pode atender em Santo André

Willian René Kadekari

Telefone: 11 96071-7789

Endereço: Rua das Giestas, 1456, Sala 02

Gratuidades/preço social: Trabalha com preço social, dependendo do caso e do comprometimento do cliente (exceto no caso de atendimento em Santo André, pois para isso precisa locar sala)

Já atuou com travestis e transexuais no Centro de Referência da Diversidade (CRD), órgão da Prefeitura vinculada à Secretaria de Saúde.

São Caetano

Dr. Willian René Kadekari atende em Vila Prudente, divisa com São Caetano (dados acima)

Pinheiros 

“Causdequê?” propõe atendimento psicanalítico em grupo à comunidade LGBT na Casa do Adolescente do Centro de Saúde de Pinheiros – Gratuito

Telefone: (11) 3819-2022

Endereço: R. Ferreira de Araújo, 789 – Pinheiros, São Paulo – SP

Não temos informações sobre o preparo para lidar com pessoas bissexuais. Se você trabalha no local ou é paciente lá, por favor entre em contato pelo e-mail coletivobisides@gmail.com ou pela nossa página: https://www.facebook.com/bisides/

Luiz Eduardo Vasconcelos

Telefone: 11 98444-0655.

Atende próximo à estação Sumaré do Metrô

Breve apresentação:

“Na entrevista inicial conversamos muito sobre sexualidade fluida e ele me ganhou.”

Andrea de Carvalho Perez

Telefone: (11) 98070-7176

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 767, cj. 106, próximo à estação Sumaré do Metrô

Gratuidades/preço simbólico: Faz preço simbólico

Convênios: fornece nota de reembolso

Breve apresentação: “Psicóloga com bastante experiência em Saúde da Mulher pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher (Hospital Pérola Byington). Atuo há 03 anos com Identidade de Gênero e Orientação Sexual pelo Hospital das Clínicas de São Paulo.”

Perdizes 

Aline A S Travaglia

Telefone: 11 96830-6119

Breve apresentação: Tem preparo para atender pessoas trans, não-monogâmicas e praticantes de BDSM. Foi do Núcleo de Sexualidade e Gênero do CRP e coorganizou uma mesa com o Bi-Sides para falar de bifobia no atendimento terapêutico: https://www.youtube.com/watch?v=9ZeZFhRnUms#t=6999

Santos

Annie Louise Saboya Prado

Telefone:  (13) 974115750

Endereço: Não tem endereço fixo de atendimento

Gratuidade/preço social: Atende a preços acessíveis  e faz trabalhos voluntários esporadicamente. Propõe atendimento em grupo, que financeiramente fica mais acessível e tem um bom potencial transformador.

´Breve apresentação: “É da Marcha da Maconha, da luta antimancomial, e é bissexual.”

Carolina Príncipe Lopes

Telefone: (13) 99101-8301

Endereço: Rua Goitacases, rua 6, conjunto 91 – Gonzaga

Gratuidade/preço social: faz preço simbólico

Breve apresentação: indicação da Annie Louise Saboya

Igor Borysow

Telefone: 13 99127-9969.

Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 628, cj. 44

Valores/gratuidade/preço social: está aberto a negociar valores

Especialidade: Mestrado em Ciências da Saúde.

Breve apresentação:

“Quando fui fazer terapia, estava bem receosa, por já ter ouvido historias de horror relacionadas a bifobia no atendimento. Conversei com 2 pessoas que me indicaram, e não gostei. Quando fui no Igor a conversa fluiu muito legal e marquei de tentar uma sessão na semana seguinte. Quando tava saindo do consultório trombei uma conhecida minha, que faz terapia com ele, e disse que ele é maravilhoso. Ela é trans, é lésbica, é negra, ou seja, ele teve muitas chances de dar mancada com ela, mas não deu. Saí de lá bem mais confiante, e realmente tem sido maravilhoso. Faço terapia há quase 2 anos e me ajudou MUITO.

É muito tranquilo em relação a não-monogamia e BDSM.

PS: Ele é gay, sei que isso não quer dizer necessariamente que o cara não vai ser bifóbico, mas no caso dele acho que ajuda bastante a entender a minha perspectiva.”

                                                                  Santa Fé do Sul (Divisa com MS)

Mayara Tavares dos Santos

Telefone: (11) 98810-1263

Endereço: Rua Quatorze, 1487 – Centro, Santa Fé do Sul SP

Valores/gratuidade/preço simbólico : Faz preço simbólico

Fez cursos em área clínica como terapia sistêmica familiar e cursa pós em psicopedagogia.

Breve apresentação: “Psicóloga clínica há 3 anos com atendimento voltado principalmente a mulheres e público LGBT, sendo o processo feito tanto pessoalmente quanto queixas pontuais feitas em orientação psicológica online. Busco acolher demandas e deixar meus clientes livres para conversar sobre suas angústias de forma dinâmica em que possamos interagir e encontrar possíveis soluções.”

PS: É bissexual.

Bela Vista

Mel Carvalho 

Endereço: Av. Paulista 726, Conj. 704

Gratuidade/preço simbólico: Faz clínica social, cobrando metade de seu preço usual

Especialista em TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental)

Breve apresentação: “Sou cliente e ela trata a questão da sexualidade com muita naturalidade. Ela é uma ótima profissional e tem muito conhecimento de psicologia. Tem posicionamento político de esquerda.”

O contato pode ser feito por Facebook: https://www.facebook.com/mel.carvalho.58

Clínica Pública de Psicanálise na Vila Itororó  – Gratuito

Horários: 10h, 11h, 12h30 e 13h30 de sábado. As senhas são distribuídas por ordem de chegada e o local abre suas portas às 9h.

Endereço: Rua Pedroso, 238, Bela Vista, São Paulo – SP. Próximo ao metrô São Joaquim – Linha 1 Azul

Página: https://www.facebook.com/pg/clinicapublicadepsicanalise/posts/

Oferece também o Projeto Laborar, que atende pessoas (trabalhadoras e desempregadas) com questões de saúde mental geradas pelo trabalho.

Apresentação: “Ambiente tranquilo e acolhedor em relação à bissexualidade.”

                                                    Clínicas Abertas de Psicanálise em São Paulo

Não temos informações sobre o preparo dos locais abaixo para atender pessoas bi e monodissidentes em geral, mas os indicamos por ser projetos gratuitos com a proposta de democratizar o acesso ao atendimento psicológico e psicanalítico. Se você trabalha nesses locais ou já buscou atendimento neles, por favor nos informe sobre a experiência pelo e-mail coletivobisides@gmail.com ou pela nossa página: https://www.facebook.com/bisides

PS: A Clínica Aberta da Vila Itoró (dados acima) pertence à mesma iniciativa e foi indicada por paciente bissexual

                                                                                       República

Clínica Aberta de Psicanálise – Praça Roosevelt

Horários: 11h,12h, 13h e 14h de sábado

Endereço: Sob o Pergolado (estrutura de madeira, na praça) e no espaço Parlapatões, nos dias de frio e/ou chuva (Praça Franklin Roosevelt, 158, perto da estação República – Linha 3 vermelha). – Lista de atendimento por ordem de chegada.

Página: https://www.facebook.com/clinicaabertaroosevelt/

Bom Retiro

 Clínica Aberta de Psicanálise na Casa do Povo

Horários: 11h, 12h, 13h e 14h de sábado

Os atendimentos são feitos por ordem de chegada. Uma lista é disponibilizada aos interessados no hall de entrada da Casa do Povo a partir das 10h30 com os horários disponíveis.

Endereço: Casa do Povo – Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro

Página: https://www.facebook.com/clinicaabertadepsi/

Outro lugar com atendimento gratuito, do qual não temos informações sobre o preparo para atender pessoas bi e monodissidentes em geral, é a UNIP. 

Chácara Santo Antônio 

UNIP (Gratuito)

Telefone: 11 5184-2038

Endereço: Rua da Paz, 704, Chácara Santo Antõnio

Atendimentos familiar, de casal, individual, psicodiagnóstico infantil, em grupo e plantão.

A cada semestre, é definido um dia da semana para plantão. A pessoa é atendida no plantão e encaminhada para algum dos prosseguimentos da clínica, ou para outro local, de acordo com o caso específico (p.ex: casos de dependência de álcool e outras drogas são encaminhados para o CAPS mais próximo da residência da pessoa)